As nossas rotas mais populares

terça-feira, 23 de junho de 2009

Picos da Europa - Dia 2: Tarde em Cangas de Onís

Em separado, os artigos para o primeiro dia, o segundo dia de manhã, o terceiro dia e o quarto dia.
Depois de passarmos a garganta do rio Deva, que até metia impressão, e de almoçarmos em Panes, continuamos o caminho até Mestas de Con, já por vales mais abertos. Chegámos a meio da tarde à Casa Raquel, uma casa de turismo rural, muito agradável, com três quartos e uma sala com copa de cozinha e onde íamos ficar duas noites, pagámos 12,50 € por noite cada um. Com o Sol ainda a dar com força, fomos até à praia de Barro, a 26 km de Mestas. A costa é muito recortada e a praia fica num pequeno areal entre dois grande rochedos que criavam uma grande piscina, com uma comunicação para o mar alto mas onde podia caminhar dezenas de metros sem que água chegasse à cintura. Para a fotografia, os homens encolheram a barriga e mostraram peito!

Depois de secos, partimos para Cangas de Onís para passear, reabastecer, jantar e comprar recuerdos.
O santo padroeiro de Cangues (em Asturiano) é o Santo António e a anunciar a festa havia por lá cortejos de gigantones e de bandas de gaitas de foles.
Ainda antes das compras, fomos até à ponte romana (reconstruída na Idade Média).

Durante o jantar, pediu-se favada e sairam feijões, pediu-se pollo a pensar que seria polvo... a sopa de pescado afinal era uma sopa de marisco...
Depois de jantarmos, demos mais uma volta pela cidade. Passámos por uma igreja (a igreja de N. S.ra da Anunciação) que parecia ser antiga mas afinal foi construída em 1963...
Cangas de Onís foi capital do antigo Reino das Astúrias e é a "capital" das fadas e das bruxas...

Os Gigantones:

A banda de gaitas:

O percurso de fizemos de carro: