As nossas rotas mais populares

sábado, 10 de outubro de 2009

PR 2 - "A Nossa Senhora da Saúde por caminhos de antigamente" - Vale de Cambra


Hoje fizemos o PR 2 de Vale de Cambra, "A Nossa Senhora da Saúde por caminhos de antigamente".
Os grupos de Esgueira e de Albergaria encontraram-se na pastelaria do costume em Vale de Cambra e fizemos os últimos acertos. Combinámos fazer o percurso ida e volta, para não ter de fazer a ginástica com os carros.
Chegámos num instante à igreja de São Pedro de Castelões, afinal era já ali... Preparar a merenda e a mochila: tira as batatas fritas, põe garrafa, mete na geleira, põe queijinho, tira foto à selecção e finalmente partimos por volta das
10h20.
Mal passámos a igreja, começávamos a subir, a subir, e cada vez mais íngreme... nem andámos 15 minutos e já estávamos a perguntar se ainda faltava muito. Cerca de meia-hora de caminhada e deixávamos o asfalto e entramos nos pinhais, com piso a alternar entre a terra e os calhaus soltos. Mas sempre a subir.
Demorámos hora e meia a chegar ao Santuário da Senhora da Saúde, no Gestoso. Encontrámos a placa de início do percurso e lá estavam as informações que nos faltavam: andámos 4200 metros, subimos 910 metros (acumulados) e o nível de dificuldade era "fácil"!?... pois está claro! para quem ia a descer! Andámos a explorar o local e depois fomos procurar um lugar para a foto de equipa e a bucha. Chegamos ao cruzeiro e ficámos mesmo por lá, estava-se muito bem ao solzinho.
Voltámos ao santuário para a parte mais introspectiva da caminhada.
Partimos para a descida do mesmo percurso, mais leves na mochila, e uma centena de metros depois o Albano avista um esquilo no caminho que mal dá conta de estranhos parte logo para as árvores. Voltámos a encontrá-lo a meio de um eucalipto, ainda assim, estava sempre atento ao que nós fazíamos, mas conseguimos apanhá-lo, com a máquina fotográfica, claro. O esquilo continuava com medo e não descia, desistimos de o chamar e voltámos ao caminho.
Chegámos à São de Pedro de Castelões por volta das 14h00 e demos uma volta pela igreja. Fizemos os alongamentos e depois de um momento de relax, fomos para Junqueira para preparar o almoço. Ainda tínhamos de ir ao talho comprar febras...
Com a carninha preparada no talho, uns iam para grelha, outros colocavam as azeitonas e outras entradas na mesma, preparavam a salada picada (alguém trouxe tomates, pimentos, cebolas, azeite e vinagre) ou abriam as bebidas e ainda havia quem já estivesse na mesa à espera de ser servido... a sobremesa foi queijo, bolo, melão e ovos moles.
Depois do repasto, passámos por Sever do Vouga para o café.


Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails

Facebook